Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI aprova ajuda de 1,4 bilhão de euros à Irlanda

Washington, 13 jun (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira uma ajuda de 1,4 bilhão de euros à Irlanda como parte da sexta parcela do acordo de resgate assinado em 2010 e com três anos de duração.

Até agora, o FMI enviou 18,2 bilhões de euros dos 23,5 bilhões estipulados. A aplicação das políticas de reforma na Irlanda ‘continuaram firmes’, e o controle do programa segue em andamento apesar dos ‘consideráveis desafios que o país encara’, indicou a entidade em nota oficial.

O subdiretor-gerente do FMI, David Lipton, destacou que ‘mais uma vez a Irlanda cumpriu todos os objetivos do programa’, e elogiou as medidas de consolidação fiscal postas em prática pelo governo.

O órgão internacional prevê um crescimento de 0,5% do Produto Interno Bruto da Irlanda para 2012, ligeiramente abaixo do que foi registrado em 2011 (0,7%).

Essa desaceleração é consequência do enfraquecimento dos parceiros comerciais da Irlanda e da diminuição das exportações, segundo o FMI.

‘O orçamento se manteve em linha durante os primeiros cinco meses do ano para alcançar o objetivo de déficit anual de 8,6%’, acrescentou Lipton.

No entanto, o fundo ressaltou a importância de garantir as medidas para estimular o crescimento, criar empregos e estabilizar o sistema financeiro, que são os principais desafios da Irlanda.

A contribuição do FMI faz parte do pacote de resgate financeiro internacional de 85 bilhões de euros do qual também participam o Mecanismo Europeu de Estabilidade e o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. EFE