Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Filho de Muamar Kadafi é detido no sul da Líbia

Ele foi capturado por combatentes revolucionários na cidade ocidental de Obari

Por Da Redação 19 nov 2011, 09h19

Saif al Islam, filho do ditador líbio Muamar Kadafi, foi preso no sul da Líbia, informou neste sábado o ministro da Justiça e Direitos Humanos do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohamed al Allagui. De acordo com ministro, que não revelou detalhes da operação, o filho de Gaddafi está em “boas condições de saúde”.

Reprodução de TV mostra Saif al Islam com dedos enfaixados
Reprodução de TV mostra Saif al Islam com dedos enfaixados VEJA

O comandante líbio Bashir al Tlayeb, das brigadas de Zintan, disse que ele foi encontrado no deserto de Obari, perto da cidade Sabha e a cerca de 650 quilômetros de Trípoli. Segundo Tlayeb, Al Islam foi preso ao lado de dois assessores que tentavam ajudá-lo a fugir para o Níger. Segundo o comandante, o filho do ditador foi levado de helicóptero para a cidade de Zintan e depois será conduzido a Trípoli.

“Saif al Islam Kadafi será apresentado a um tribunal líbio e será julgado em processo conforme as normas jurídicas internacionais”, disse Allagui. Al Islam sucederia Muamar Kadafi à frente do regime que seu pai criou e dirigiu durante 42 anos. Em 27 de junho, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu ordens de prisão contra Muamar Kadafi, seu filho Saif al Islam e o chefe do serviço de inteligência Abdallah al-Senusi.

A captura de Saif acontece quase um mês depois da detenção e morte de seu pai, Muamar Kadafi, e seu irmão Mutasim na cidade de Sirte, em 20 de outubro.

Confira mais informações sobre a prisão de Saif al Islam no vídeo abaixo:

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade