Fidel ironiza vestimenta cubana de Obama na Cúpula das Américas

Por Da Redação - 9 abr 2012, 14h25

Havana, 9 abr (EFE).- O ex-presidente cubano, Fidel Castro, ironizou nesta segunda-feira o fato de o líder americano Barack Obama usar na Cúpula das Américas, em Cartagena de India (Colômbia), uma guayabera, camisa caribenha originada em Cuba, mesmo com a ‘proibição’ da participação da ilha no evento.

‘O curioso, amáveis leitores, é que Cuba está proibida nessa reunião; mas as guayaberas, não. Quem pode conter o riso?’, escreveu Fidel Castro em sua última ‘Reflexiones’ publicada na imprensa cubana nesta segunda.

A guayabera usada na Cúpula é um projeto do desenhista colombiano Edgar Gómez para o presidente Barack Obama, que vestirá a peça na reunião continental. A cúpula ocorrerá entre os dias 14 e 15 de abril na cidade de Cartagena de Indias e contará com 32 governantes do continente. Além de Cuba, o Equador também não estará representado na reunião, em solidariedade com a ilha.

Ainda sobre a Cúpula das Américas, Fidel Castro questionou qual posição será adotada por Obama e países como o Canadá contra a reivindicação da Argentina sobre as Ilhas Malvinas e falou que a América Latina ‘está longe de ser um grupo de países pedindo esmolas.

Publicidade

No artigo impresso nos jornais de Cuba, o político não economizou críticas à Organização dos Estados Americanos (OEA). Para Fidel, a instituição possui ‘uma história vergonhosa que acabou com os poucos sonhos dos libertadores da América’.

Fidel Castro, de 85 anos, está afastado do poder cubano desde 2006, quando uma grave doença o obrigou a passar o cargo para seu irmão Raúl, que assumiu definitivamente a Presidência da ilha em 2008. EFE

Publicidade