Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fidel Castro volta a discursar no Parlamento após 4 anos

Fidel Castro ressurgiu das sombras neste sábado. Fez um discurso no Parlamento pela primeira vez desde que entregou a ditadura cubana a seu irmão, Raúl, quatro anos atrás. Fidel apareceu com seu uniforme de ditador verde-oliva completo – só faltaram as insígnias de comandante-em-chefe.

A sessão legislativa extraordinária, transmitida ao vivo por emissoras de rádio e televisão, com a presença da imprensa estrangeira, foi solicitada por Fidel para falar do perigo de uma guerra nuclear se Estados Unidos e Israel atacarem o Irã. No dia 26 de julho passado, Fidel declarou que solicitaria uma reunião para falar sobre a iminência de uma guerra nuclear envolvendo os Estados Unidos, o Irã e Israel. Pouco antes, ele vinha espalhando que Irã e Coreia do Norte seriam atacados por Israel e EUA no primeiro dia da Copa do Mundo da África do Sul.

Trata-se da primeira participação de Fidel Castro, que completa 84 anos no dia 13 de agosto, numa sessão parlamentar desde a grave doença que o acometeu no final de julho de 2006, obrigando-o a ceder o poder a seu irmão Raul. Desde que Fidel se afastou do poder, sua cadeira permaneceu vazia nas sessões parlamentares.

(Com Agência France-Presse)