Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fernando Henrique é premiado por Biblioteca do Congresso dos EUA

Washington, 14 mai (EFE).- A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso receberá em julho o prêmio Kluge, no valor de US$ 1 milhão, por sua contribuição ao estudo da sociologia e por sua liderança como intelectual e especialista em política econômica da América Latina.

Fernando Henrique receberá o prêmio numa cerimônia na Biblioteca do Congresso, em Washington, em 10 de julho. A entidade frisou que as ideias e ações do ex-presidente permitiram que o Brasil se transformasse, após anos de ditadura militar, numa economia emergente.

Fernando Henrique Cardoso é a primeira personalidade que recebeu o reconhecimento devido à atuação em disciplinas como sociologia, ciências políticas e economia, afirmou a Biblioteca do Congresso em comunicado.

A instituição reconheceu que em seus estudos o político ‘desafiou a sabedoria convencional em relação às questões raciais e as estruturas da economia, assim como sua integração no sistema mundial’.

‘Talvez a mais clara prova de suas conquistas intelectuais é que seus sucessores continuaram muitas de suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil’, disse o comunicado. O ex-presidente é a oitava personalidade agraciada com o prêmio Kluge. EFE