Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Fed corta a taxa de juro para entre 0 e 0,25%

Por Da Redação 16 dez 2008, 17h31

Com agência Reuters

O Federal Reserve (Fed) – o banco central americano – cortou nesta terça-feira a meta para a taxa básica de juro dos Estados Unidos para um nível recorde entre zero e 0,25%. “O Federal Reserve irá usar todas as ferramentas disponíveis para promover a retomada do crescimento econômico sustentável e preservar a estabilidade de preços”, informou o órgão.

O corte foi aprovado por unanimidade no Comitê de Política Monetária. A taxa estava em 1% em outubro e passa agora para o nível mais baixo desde julho de 1954. E o Fed sinalizou que pode mantê-la “em níveis excepcionalmente baixos por algum tempo”.

A autoridade monetária também cortou a taxa de redesconto, pela qual empresta diretamente aos bancos, de 1,25% para 0,50% ao ano e informou que está preparada para expandir a sua compra de dívidas emitidas por agências hipotecárias com suporte governamental, para apoiar o mercado imobiliário.

Dois dados evidenciam a fragilidade da economia americana: o mês de novembro registrou a perda de 533.000 empregos e o Escritório Nacional de Pesquisa Econômica informou que a economia dos EUA está em recessão desde dezembro de 2007.

Para visualizar a linha do tempo, você precisa ter instalado a versão 7.0 do Flash Player. Clique aqui para baixar.

Continua após a publicidade
Publicidade