Clique e assine com 88% de desconto

FBI investigou suspeito do atentado de Boston em 2011

A pedido de um governo estrangeiro, a agência americana abriu um inquérito para apurar a ligação de Tamerlan Tsarnaev com militantes extremistas

Por Da Redação - 20 abr 2013, 04h16

O FBI investigou a ligação de Tamerlan Tsarnaev com extremistas ainda em 2011, dois anos antes das explosões que mataram três pessoas na última segunda-feira durante a maratona de Boston. Morto pela polícia na noite de ontem, Tamerlan era o mais velho dos irmãos de origem chechena suspeitos pelo atentado.

Leia mais:

Denúncia de morado levou polícia ao segundo suspeito

‘Ainda há muitas perguntas sem respostas’, diz Obama

Publicidade

Segundo fontes de segurança dos Estados Unidos, o pedido de investigação teria partido de um governo estrangeiro — provavelmente a Rússia, que enfrenta décadas de instabilidade com a Chechênia, província separatista localizada no sudoeste do país e berço de grupos radicais que querem a independência.

O inquérito do FBI, no entanto, não resultou em nenhuma informação conclusiva que incriminasse Tamerlan em atividades suspeitas e a investigação acabou arquivada posteriormente. A revelação é a primeira indicação de que Tamerlan Tsarnaev e seu irmão mais novo, Dzhokhar, eram conhecidos por autoridades de segurança dos EUA antes das explosões na maratona de Boston.

Saiba mais: Entenda a história chechena por trás dos suspeitos

Perseguição – Os principais, e até agora únicos, suspeitos do atentado a bomba contra a maratona de Boston, os irmãos Tsarnaev foram cercados pela polícia na região metropolitana de Boston na noite da última quinta-feira. Os agentes de segurança trocaram tiros com os dois e Tamerlan acabou baleado. Levado sob custódia, ele morreu no hospital pouco depois. Dzhokhar, o irmão mais novo, conseguiu fugir e foi protagonista de uma caçada que mobilizou milhares de policiais, durou toda a sexta-feira e terminou apenas nesta noite com a captura do suspeito em um quintal na pequena cidade de Watertown.

Publicidade

(Com agência Reuters)

Publicidade