Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fatah e Hamas se reúnem para concretizar reconciliação

Os dois movimentos palestinos assinaram o acordo no dia 3 de maio no Cairo

Os dois grandes movimentos palestinos rivais, Fatah e Hamas, retomaram neste domingo no Cairo as negociações para aplicar seu acordo de reconciliação, anunciou o chefe da delegação do Fatah, o grupo do presidente palestino Mahmoud Abbas. Os movimentos palestinos assinaram o acordo de reconciliação no dia 3 de maio.

Fatah e Hamas, que controlam respectivamente a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, fecharam no dia 27 de abril um acordo de reconciliação, que foi ratificado posteriormente pelos outros movimentos palestinos. O acordo, que até agora não foi aplicado, prevê a formação de um governo de personalidades independentes, responsáveis por organizar eleições em maio de 2012.

O pacto previa a formação de um governo de independentes encarregados de organizar as eleições até maio de 2012. Nesse período, Abbas decidiu solicitar a aceitação da Palestina como estado membro de pleno direito na Organização das Nações Unidas.

Um dos principais pontos de desacordo é a escolha do chefe de governo. Abbas deseja que seu primeiro-ministro, Salam Fayyad, ocupe o cargo, enquanto o Hamas rejeita esta nomeação. Outra questão polêmica se refere à consolidação e unificação dos serviços de segurança palestinos e a Organização da Libertação Palestina (OLP), que o Hamas não faz parte.

(Com agência France-Presse)