Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Família Kim aumenta: líder norte-coreano é pai pela terceira vez

A confirmação veio do Serviço de Inteligência da Coreia do Sul

Kim Jong-un foi pai pela terceira vez, segundo a agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap. A suspeita começou depois da ausência da primeira-dama, Ri Sol-Ju, em eventos públicos por vários meses.

A confirmação, conforme a agência, veio do Serviço de Inteligência da Coreia do Sul. O nome do bebê, porém, não foi informado. Ri Sol-Ju se casou com Jong-un em 2009 e teve seu primogênito no ano seguinte. O segundo filho nasceu em 2013.

Há três gerações e quase 70 anos de poder, a dinastia Kim comanda com punho de ferro a Coreia do Norte. É difícil ter informações precisas sobre o país, pois além do país ser extremamente fechado, os segredos da dinastia raramente vazam para imprensa dominada pelo governo.

Kim Jong-un, o “líder supremo”

Kim Jong-un, o "líder-supremo" da Coreia do Norte Kim Jong-un, o “líder-supremo” da Coreia do Norte

Kim Jong-un, o “líder-supremo” da Coreia do Norte (Damir Sagolj/Reuters)

Era difícil imaginar que Kim Jong-un poderia ser mais brutal que o pai, porém, aos 33 anos e há seis no poder, o atual ditador mostrou sua personalidade histriônica e cruel. O mimado filho mais novo não era o sucessor esperado do regime, mas foi o único a não decepcionar o pai. Sobre seu hobbies, se sabe que é fã da Disney e visitou os parques de Tóquio e Paris na infância, além de amar o basquete americano.

Desde que assumiu o poder, Jong-un já ordenou 340 assassinatos, inclusive do próprio tio e, possivelmente, do irmão. Recentemente, o desenvolvimento do programa nuclear do país também tem acirrado a relação com os vizinhos do sul e os Estados Unidos.

Menos carismático que Kim Jong-il, para os padrões coreanos, os propagandistas do regime têm se dedicado incessantemente a cultuá-lo em escolas e na imprensa. Os mitos incluem que teria começado a dirigir aos três anos de idade e escreveu seis óperas completas em dois anos, “melhores que qualquer outra na história”, segundo sua biografia oficial.

Ri Sol-ju, a esposa invisível

Ri Sol Ju, esposa de Kim Jong Un Ri Sol-ju, esposa de Kim Jong-un

Ri Sol-ju, esposa de Kim Jong-un (Foto/Reuters)

Com os olhos do mundo focado em Kim Jong-un, pouco se sabe sobre sua mulher, apresentada à imprensa em 2012. Ri Sol-ju, de 27 anos, foi membro da Orquestra Unhasu e é filha de uma médica e um professor. Ela nunca aparece sozinha em frente às câmeras e raramente está presente ao lado do marido em eventos oficiais, por isso, é frequentemente alvo de especulações de morte ou fuga. Em 2013, o jogador de basquete americano Dennis Rodman, amigo do ditador, deixou escapar que o casal teve uma filha chamada Ju-ae.

(Com AFP)