Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Explosão no sul do Líbano deixa ao menos 4 boinas azuis feridos

Por Da Redação 9 dez 2011, 06h52

Beirute, 9 dez (EFE).- Ao menos quatro boinas azuis ficaram feridos nesta sexta-feira em ataque contra uma patrulha francesa perto da cidade de Tiro, no sul do Líbano, informaram fontes militares à Agência Efe.

O explosivo foi detonado na passagem da patrulha da Força Interina das Nações Unidas (Finul), próximo de um hotel frequentado pelos boinas azuis. Neste ano, as forças de paz no país já foram alvo de outros dois ataques no sul do Líbano.

A Finul ainda não se pronunciou sobre o incidente, que segundo a TV libanesa deixaram feridos também dois civis.

Em 6 de outubro, o coordenador especial das Nações Unidas para o Líbano, Michael Williams, alertou sobre a existência de novas ameaças de ataques contra a Finul.

Fontes diplomáticas citadas pelo jornal francês ‘Le Figaro’ advertiram recentemente que as tropas francesas no Líbano poderiam ser alvo de agressões devido à postura da França contra a Síria, já que uma parte das forças políticas libanesas é aliada do regime de Damasco.

Os boinas azuis franceses já foram alvo de atentado no fim de julho, quando uma explosão na cidade meridional de Sidon deixou seis soldados feridos .

Este ataque ocorreu dois meses depois de seis boinas azuis italianos e dois civis libaneses serem feridos ao norte de Sidon, em um atentado que afetou quatro veículos de um comboio da Finul que seguia para Beirute.

A Finul foi criada em 19 de março de 1978 para firmar a retirada israelense do sul do Líbano, ajudar o Governo libanês a estender sua autoridade efetiva nessa zona e restabelecer a paz e a segurança interior. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade