Clique e assine com 88% de desconto

Explosão mata crianças perto de base da Otan em Cabul

Atentado suicida aconteceu perto de embaixadas estrangeiras na capital afegã

Por Da Redação - 8 set 2012, 07h49

A explosão de uma bomba em um atentado suicida provocou a morte de pelo menos cinco civis neste sábado em Cabul, capital do Afeganistão. O ataque aconteceu perto de uma base da missão internacional da Otan no país, em uma região que abriga diversas embaixadas estrangeiras.

Leia mais: Após ataques em série, Otan suspende treinamento de recrutas afegãos

Segundo a rede de notícias BBC, autoridades afegãs informaram que a maioria das vítimas da explosão são crianças e adolescentes que trabalhavam perto da base militar como vendedores ambulantes. De acordo com testemunhas, o ataque foi perpetrado por um terrorista suicida em cima de uma moto. Nenhum membro da coalização internacional da Otan morreu na explosão.

Em declaração para a agência EFE, um porta-voz do Talibã reivindicou para o grupo insurgente a autoria do atentando, indicando que o alvo da ação eram agentes americanos no país.

Publicidade

Leia mais: Estados Unidos incluem rede Haqqani em lista negra de terroristas

Massoud – O ataque acontece em um momento em que as forças de segurança de Cabul estão em alerta por causa da aproximação do aniversário de morte de Ahmad Shah Massoud, um herói de guerra afegão e ícone da oposição ao Talibã.

Líder militar na resistência contra a ocupação soviética na década de 1980, Massoud comandou a oposição ao governo Talibã, que durou de 1996 a 2001. O combatente foi morto pela Al Qaeda em um atentado em 9 de setembro de 2001 – dois dias antes dos ataques contra o World Trade Center e o Pentágono, nos Estados Unidos.

Publicidade