Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão mata cinco na Síria

Pelo menos cinco pessoas morreram neste sábado na explosão de uma bomba na passagem de um ônibus pela periferia de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“Pelo menos cinco civis morreram e o balanço pode ser maior”, afirmou o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A bomba havia sido colocada em uma área usada para lavar carros e explodiu na passagem do ônibus, em Tall al-Zarazir.

Outras duas explosões foram registradas neste sábado em Damasco, segundo o OSDH, que não divulgou informações sobre possíveis vítimas.

Os opositores sírios acusam o governo de Bashar Al-Assad de ter provocado as explosões para impedir que a população compareça ao funeral de nove manifestantes mortos na sexta-feira em Damasco, atingidos por tiros disparados pelas forças de segurança.

O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal força da oposição, pediu aos observadores da ONU que compareçam aos pontos de Damasco que receberão os funerais dos militantes.

“As cerimônias mostrarão ao regime que Damasco não é uma cidade neutra, como quer fazer acreditar”, afirmou uma fonte do CNS.

Vinte e nove civis morreram na sexta-feira em ações das forças de segurança em toda a Síria, apesar da presença dos observadores internacionais.