Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão em vulcão deixa cinco mortos nas Filipinas

Pressão acumulada na boca do vulcão lançou rochas que atingiram turistas

Uma explosão freática no vulcão filipino Mayon deixou cinco pessoas mortas e sete feridas nesta terça-feira. Entre as vítimas estão um guia turístico e montanhistas estrangeiros, que não tiveram suas nacionalidades confirmadas. Outras sete pessoas ficaram feridas. No momento da explosão, cerca de vinte turistas estavam próximos à cratera do vulcão.

Galeria de imagens: Os vulcões mais ativos do mundo

Diferente de uma erupção vulcânica, a explosão freática não causa o lançamento de lava, apenas de rochas sólidas. Esse é um fenômeno de menor impacto provocado pelo acumulo de pressão na boca do vulcão.

Uma equipe de resgate foi enviada para a montanha onde está localizado o vulcão, mas as autoridades filipinas não elevaram o nível de alerta no país, já que não há risco de uma erupção. “Trata-se de um evento freático muito pequeno. É algo normal”, assinalou a uma emissora local um especialista do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia. Segundo ele, a última explosão freática no vulcão Mayon aconteceu em 2010.

Situado na Ilha de Luzon, o Mayon é um dos vulcões mais ativos e belos das Filipinas e, por isso, recebe centenas de turistas todos os anos.

(Com agência EFE)