Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão de petroleiro no Japão fere 4; capitão desaparece

Os sete tripulantes da embarcação Shokomaru foram resgatados e quatro deles sofreram queimaduras graves, enquanto o capitão não foi encontrado

Um petroleiro explodiu nesta quinta-feira perto do porto de Himeji, na cidade de Hyogo, no Japão, e deixou quatro tripulantes gravemente feridos e o capitão desaparecido. O incidente ocorreu às 9 horas (21 horas em Brasília), quando as autoridades portuárias avistaram uma coluna de fumaça preta a poucos quilômetros de distância de onde o navio zarpou, segundo a televisão japonesa NHK.

Os sete tripulantes foram resgatados e quatro deles sofreram queimaduras graves. Já o capitão está desaparecido. A embarcação Shokomaru, de 81 metros de comprimento e 998 toneladas, estava sem carga em suas cisternas após descarregar no dia 23 no porto de Aioi o combustível que transportava.

O resgate dos tripulantes foi realizado por patrulheiros da Guarda Costeira japonesa com a ajuda de várias embarcações pesqueiras, enquanto outros três navios e um helicóptero foram até o local do acidente para apagar o fogo.

O petroleiro sofreu graves danos em sua estrutura por causa da explosão e está afundado de um lado, segundo mostram imagens captadas pela NHK. A explosão aconteceu quando alguns trabalhadores do navio limpavam o óxido da cobertura. Acredita-se que o motivo do acidente pode ter sido uma faísca que prendeu o gás evaporado do petróleo restante nas cisternas, relataram os tripulantes à televisão japonesa.

(Com agência EFE)