Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão de oleoduto deixa 35 mortos no leste da China

Acidente aconteceu na cidade costeira de Qingdao, no leste do país

Pelo menos 35 pessoas morreram e sete ficaram gravemente feridas nesta sexta-feira pela explosão de um oleoduto na cidade litorânea de Qingdao, no leste da China, informaram as autoridades locais à agência estatal Xinhua. O acidente aconteceu por volta das 10h30 desta sexta-feira (0h30 de Brasília), quando alguns operários trabalhavam para reparar um vazamento no oleoduto.

O incêndio causado pelo acidente continua e mais de 100 bombeiros estão tentando apagar as chamas. A explosão no oleoduto, que pertence a maior empresa petrolífera do país – a estatal Sinopec -, foi muito forte e deixou uma cratera no local da instalação, espalhou restos de cimento e outros materiais por vários metros e estilhaçou os vidros de vários automóveis próximos. O oleoduto tem 176 quilômetros de extensão e conecta o porto a uma indústria química.

O governo local pediu calma aos moradores de áreas vizinhas ao oleoduto, garantindo que, por enquanto, não há indícios de que o acidente tenha causado contaminação na região, que fica próxima do mar. Autoridades chinesas, no entanto, seguem patrulhando a zona costeira da área do acidente em busca de manchas de óleo, relata a rede CNN. Uma das pontes próxima à cidade de Qingdao foi fechada por causa do acidente, e o trânsito foi desviado para acelerar a locomoção dos veículos de emergência.

(Com agência EFE)