Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Explosão de bomba na região muçulmana da Tailândia deixa 9 feridos

Bangcoc, 21 nov (EFE).- Nove pessoas ficaram feridas na explosão de uma bomba caseira na região de maioria muçulmana no sul da Tailândia, imerso em um conflito separatista, informaram nesta segunda-feira fontes policiais.

A explosão ocorreu em um distrito de Pattani, quando quatro monges eram escoltados por agentes da Polícia em frente a uma lavanderia, afirmou o coronel Somporn Meesuk, de acordo com a imprensa local.

Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos acontecem quase que diariamente em Pattani, Narathiwat e Yala, apesar ao desdobramento de mais de 31 mil soldados das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.

Cerca de 5.000 pessoas morreram por causa da violência nas províncias muçulmanas do sul da Tailândia desde que em 2004 o movimento separatista islâmico retomou a luta armada.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem pela maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século. EFE