Exército sírio invade cidade rebelde de Idleb (ONG)

Por - - 10 mar 2012, 15h20

O Exército sírio invadiu Idleb neste sábado à noite depois de ter bombardeado violentamente esta cidade rebelde, onde 14 civis morreram, anunciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

“Os veículos transportando tropas entraram na cidade de Idleb, enquanto os bombardeios e combates” entre o Exército e rebeldes prosseguiam, indicou à AFP o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Rahman informou ao menos 14 civis mortos, dezenas de feridos e 150 prisões na cidade situada no noroeste do país.

Desde a aurora, Idleb esteve submetida aos “bombardeios mais duros desde o envio de reforços de tropas esta semana”, havia informado anteriormente o presidente do OSDH.

Publicidade

“As forças do regime bombardeiam a cidade, a partir de vários pontos”, afirmou Milad Fadl, militante local da Comissão Geral de Revolução Síria (oposição), qualificando os bombardeios de “muito violentos” e completando que a operação tem por objetivo “dominar a cidade”.

Há vários dias, as tropas se concentram nesta província montanhosa e fronteiriça com a Turquia, pelo que os militantes temem que se repita a ofensiva que as tropas regulares realizam contra Baba Amr, o bairro rebelde de Homs (centro), tomado em 1º de março após um mês sitiado.

Publicidade