Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Exército russo será aniquilado se houver uso de armas nucleares’, diz UE

Fala foi dita pelo chefe de política externa do bloco, Josep Borrell, que afirmou que a União Europeia está preparada para todos os cenários possíveis

Por Matheus Deccache
13 out 2022, 17h05

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, disse nesta quinta-feira, 13, que um ataque nuclear da Rússia contra a Ucrânia irá desencadear uma resposta tão poderosa do Ocidente que faria com que o Exército russo fosse aniquilado.

A fala de Borrell é uma resposta direta à ameaça velada do presidente Vladimir Putin, que disse que poderia usar armas nucleares para mudar o curso da guerra na Ucrânia, durante discurso à nação no final de setembro. Segundo Putin, a Rússia teria vários meios de destruição à disposição para defender sua integridade territorial.

+ ‘Devemos falar com prudência’ sobre ameaça nuclear, Macron alerta Biden

“Existe a ameaça nuclear, e ele está dizendo que não está blefando. Bem, ele não pode se dar ao luxo de blefar. Tem que ficar claro que as pessoas que apoiam a Ucrânia, a União Europeia e os Estados membros, e os Estados Unidos e a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] também não estão blefando”, disse Borrell em evento da Academia Diplomática Europeia.

O político completou ainda que qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia criará uma resposta – não nuclear, mas uma resposta tão poderosa quanto – e que o Exército russo será aniquilado. Para ele, o mundo vive um momento sério e sombrio da história que traz enorme incerteza e instabilidade política global depois da invasão à Ucrânia. 

Continua após a publicidade

“Estamos definitivamente fora do pós-Guerra Fria. Esse período terminou com o início da guerra ucraniana, com a agressão russa contra a Ucrânia”, disse ele.

Borrell aproveitou a oportunidade para exaltar sua visão eurocêntrica, afirmando que a Europa é como um “jardim” de liberdade política e prosperidade econômica, enquanto os outros países são como uma “selva”.

+ Em cúpula europeia, Zelensky pede garantias de segurança contra Rússia

Ao ser questionado sobre uma possível ameaça nuclear, um porta-voz da Comissão Europeia disse que um ataque deste tipo causaria uma “mudança total no jogo” e que os países do bloco europeu estão preparados para qualquer cenário possível. 

Continua após a publicidade

Na segunda-feira 10, Borrell também declarou que a “era de dependências” da União Europeia acabou. Ele falou também de um mundo sob uma “multipolaridade confusa”, estruturada em torno da competição EUA-China, que coexiste dentro de uma divisão mais ampla entre democracias e regimes autoritários.

“Do nosso lado, há muitos regimes autoritários. Não podemos dizer ‘nós somos as democracias’, e os que nos seguem também são democracias – isso não é verdade”, disse ele.

Por fim, o chefe de política externa da União Europeia concedeu que os países membros não acreditavam que a Rússia lançaria a invasão em grande escala, apesar das repetidas advertências de autoridades americanas, e reclamou da lentidão dos governos do continente em relatarem seus desenvolvimentos. 

+ União Europeia propõe oitava rodada de sanções contra Rússia

“Às vezes, eu sabia mais sobre o que estava acontecendo em algum lugar lendo os jornais do que lendo seus relatórios. Seus relatórios às vezes chegam tarde demais”, disse ele aos embaixadores presentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.