Clique e assine a partir de 8,90/mês

Exército recupera importante cidade controlada pelo Boko Haram

As tropas nigerianas retomaram o município de Bama, a segunda maior cidade do Estado de Borno, no norte do país. A cidade era ocupada por terroristas desde setembro

Por Da Redação - 17 mar 2015, 08h28

O Exército nigeriano arrebatou do grupo extremista Boko Haram a cidade de Bama, um importante enclave do norte do país controlado pelos terroristas há seis meses, informaram fontes militares nesta terça-feira. As tropas nigerianas entraram em Bama na tarde de ontem, no marco de uma ofensiva lançada pela Nigéria e outros países africanos aliados contra os terroristas, que mataram 15.000 pessoas desde 2009.

Bama, a segunda maior cidade do estado de Borno, foi tomada pelo Boko Haram no dia 11 de setembro do ano passado. Alguns residentes, em sua maioria mulheres e crianças que tentaram fugir quando os terroristas tomaram o controle da cidade, morreram de fome e sede. Além disso, o Boko Haram decapitou alguns homens, segundo os moradores.

Leia também

Terroristas do Boko Haram juram lealdade ao Estado Islâmico

Boko Haram divulga vídeo com decapitações de acusados de espionagem

A vitória sobre Bama aconteceu após o avanço dos militares nigerianos no mês passado, após a intensificação da operação conjunta de tropas da Nigéria, Chade, Camarões e Níger. A ofensiva foi lançada no último mês de janeiro, mas tomou corpo nas últimas semanas, depois que o governo nigeriano pediu o adiamento das eleições presidenciais – previstas para fevereiro – para o próximo dia 28 de março com o objetivo de intensificar os esforços para derrotar os jihadistas.

Na semana passada, o Exército expulsou o Boko Haram de outros dois Estados do norte, Adamawa e Yobe, deixando Borno como o único onde os radicais mantêm sua presença.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade