Clique e assine a partir de 8,90/mês

Ex-premiê português é favorito para substituir Ban Ki-moon

António Guterres lidera a corrida para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no final deste ano

Por Da redação - Atualizado em 21 jul 2016, 21h04 - Publicado em 21 jul 2016, 21h03

O ex-primeiro-ministro português António Guterres lidera a corrida para substituir Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no final deste ano. O ex-presidente da Eslovênia Danilo Turk apareceu em segundo lugar na primeira votação secreta do Conselho de Segurança da ONU, realizada nesta quinta-feira.

Nesta primeira rodada de votação, os 15 membros do Conselho de Segurança deviam assinalar se apoiavam ou não cada um dos 12 candidatos, sem emitir opinião. O objetivo é fazer com que, aos poucos, os candidatos com menos apoios se retirem da disputa até que todos concordem com um único nome para que seja ratificado pela Assembleia Geral.

LEIA TAMBÉM:
Secretário-geral da ONU critica políticas migratórias na UE

EUA espionaram Netanyahu, Berlusconi e Ban Ki-moon

De acordo com a agência de notícias Reuters, Irina Bokova, da Bulgária, diretora-geral da Unesco, organização cultural da ONU, ficou em terceiro, à frente do ex-ministro do Exterior sérvio Vuk Jeremic e do ex-ministro do Exterior da Macedônia Srgjan Kerim, que empataram em quarto.

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark, que dirige o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, ficou em quinto, seguida pelo ministro do Exterior eslovaco, Miroslav Lajcak, pela ministra do Exterior da Argentina, Susana Malcorra, e pela antiga responsável por assuntos climáticos nas Nações Unidas Christiana Figueres, da Costa Rica.

A ex-ministra do Exterior da Moldávia Natalia Gherman ficou em décimo lugar, seguida do ministro do Exterior de Montenegro, Igor Luksic, e da ex-ministra do Exterior croata Vesna Pusic.

Ban Ki-moon deixa o cargo no fim do ano depois de dois mandatos de cinco anos.

(Com EFE e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade