Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-policial fugitivo mata xerife e é encurralado em Los Angeles

Chris Dorner, suspeito de matar três pessoas na semana passada, troca tiros com policiais e é cercado em região montanhosa

O vingador fugitivo Christopher Dorner, um ex-policial suspeito de ter matado três pessoas na semana passada, estava entrincheirado em um chalé nas montanhas da Califórnia, após participar de um tiroteio em que morreu um xerife, informaram porta-vozes e a imprensa local.

A polícia trocou “centenas de tiros” com Dorner perto de Big Bear, estação de esqui localizada duas horas ao leste de Los Angeles, nas montanhas de San Bernardino. Os oficiais, porém, estão cautelosos com as informações: não se sabe se Dorner continua dentro do chalé ou quais são as condições vitais dele – ele pode estar vivo ou morto.

Dorner é um ex-oficial do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) que jurou vingança ao corpo policial após a sua demissão, em 2008, e era buscado pela morte de três pessoas na semana passada.

O jornal “Los Angeles Times” publicou, minutos depois, que o xerife do condado de San Bernardino, um dos feridos, morreu pouco depois.

Segundo o jornal, Dorner, 33, invadiu um chalé em Big Bear há vários dias, manteve amarrado um casal que ali vivia, e fugiu na manhã desta terça-feira, em um carro roubado.

Após uma perseguição policial, o fugitivo se entrincheirou em outro chalé, onde aconteceu o tiroteio. Não foi informado se havia reféns no local.

Em uma mensagem a Dorner, acrescentou: “É suficiente que se renda, saia e deixe as armas onde estão.”

Imagens exibidas pela TV mostravam um chalé cercado de neve onde Dorner estaria escondido. O ex-oficial do Departamento de Polícia de Los Angeles, 33, ameaçou assassinar policiais e seus familiares em vingança por sua demissão, em 2008, em um manifesto de 20 páginas publicado na internet na semana passada.

O prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, anunciou neste domingo uma recompensa de 1 milhão de dólares por informações que levem à captura de Dorner.

As buscas, que foram retomadas depois de serem interrompidas na sexta por causa da forte nevasca, estão concentradas nas Montanhas São Bernardino, cerca de 129 quilômetros a nordeste de Los Angeles.

Leia mais:

Polícia de Los Angeles oferece US$ 1 mi por informações sobre ex-policial fugitivo

Continua na Califórnia a caçada por ex-policial que busca vingança

O caso – Na quinta-feira, segundo a polícia, Dorner trocou tiros com dois policiais de Los Angeles antes do amanhecer, na cidade de Corona. Poucos minutos depois, ele atingiu mais dois policiais em Riverside, deixando um morto e outro ferido, ainda de acordo com a polícia.

No sábado, a Polícia de Los Angeles anunciou a reabertura da investigação sobre o incidente que levou à demissão de Dorner. O ex-policial, contratado em 2005, foi demitido três anos mais tarde por dar depoimentos falsos depois de ser acusado de treinar um subordinado seu a chutar um suspeito.

Ex-tenente da Marinha, Dorner também jogou futebol americano universitário em Utah. Ele culpa o departamento de polícia não apenas por sua demissão, mas também por encerrar sua carreira na Marinha e o fazer perder relacionamentos próximos.

(Com agência AFP)