Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-ministro israelense confessa espionagem a mando do Irã

Gonen Segev chegou a acordo para redução de pena; ele é acusado de fornecer informações sobre o mercado de energia e serviço secreto de Israel

Por Da Redação
Atualizado em 9 jan 2019, 13h54 - Publicado em 9 jan 2019, 13h53

O Ministério da Justiça israelense anunciou nesta quarta-feira, 09, que o ex-ministro Gonen Segev se declarou culpado na acusação de espionagem a mando do Irã, país inimigo de Israel. Ele trocou a confissão por uma redução da pena, que deve ser de 11 anos de prisão. 

A corte de Jerusalém marcou uma audiência para aprovar o acordo, no dia 11 de fevereiro.

Ministro de energia do país entre 1995 e 1996, Segev foi indiciado em junho. A Agência de Segurança de Israel (Shin Bet) declarou que ele foi recrutado pela inteligência iraniana enquanto vivia na Nigéria, em 2012. Desde então, ele oferecia informações sigilosas sobre o “mercado de energia e postos do serviço secreto de Israel”.

Em maio ele foi extraditado da Guiné Equatorial e detido no aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv. Sua prisão foi anunciada apenas em 18 de junho e seu julgamento começou em julho, mas foi mantido em sigilo, com poucos detalhes sendo divulgados ao público. Durante depoimento, o ex-ministro esclareceu que estava sob uma ordem de silêncio imposta pelos iranianos.

O agora ex-ministro teria se reunido várias vezes com seus contatos iranianos, em diferentes países.

Segev, um médico, já havia sido preso em 2004 por tentar importar ecstasy para Israel, e deixou o país em 2007, logo depois de ser libertado. Ele tinha um cargo no governo do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, depois de deixar a extrema-direita e votar a favor do segundo acordo de paz de Oslo com os palestinos.

Israel vive um longo conflito com o Irã, que apoia grupos armados na faixa de Gaza e no Líbano. Os iranianos, por sua vez, acusam o Estado judeu de sabotar e assassinar cientistas envolvidos em seu programa nuclear.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.