Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-jogadores chineses são presos por aceitar subornos

Quatro ex-jogadores de futebol chineses do extinto Xangai International foram detidos acusados de aceitar subornos para forçar a derrota em uma partida do Campeonato Chinês de 2003, informou neste sábado o jornal ‘Xinmin Wanbao’. Segundo o periódico de Xangai, os atletas teriam aceitado um total de US$ 1,6 milhão para perder um jogo contra o Tianjin Teda. Os quatro jogadores detidos são Jiang Jin, Qiu Hong, Shen Se e Li Ming.

Este escândalo é divulgado após a detenção de antigos diretores da federação chinesa de futebol, entre os quais se encontra seu ex-vice-presidente, Nan Yong, e o antigo presidente do Tianjin, Zhang Yifeng. Tanto Nan como seu antecessor, Xie Yalong – considerados os principais responsáveis pela máfia de compra e venda de partidas -, irão a julgamento em abril, segundo a imprensa chinesa.

Dezenas de diretores de futebol, jogadores e árbitros foram detidos desde que em 2009 as autoridades lançaram uma campanha contra a corrupção que durante anos imperou na liga de futebol chinesa, e que, segundo muitos torcedores, minguou a qualidade do futebol no país asiático. Os escândalos afetaram tanto o futebol na China que durante um ano a televisão estatal do país decidiu não transmitir os jogos do campeonato diante do desinteresse dos telespectadores e da falta de patrocinadores.

(Com EFE)