Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-chefe do Exército turco é detido por tentativa de golpe

Ilker Basbug é o primeiro militar desta categoria detido na história da Turquia

Um tribunal de Istambul deteve na madrugada desta sexta-feira o ex-chefe do Estado-Maior Ilker Basbug sob a acusação de formar e dirigir uma organização terrorista com o objetivo de derrubar o governo.

A decisão do juiz foi anunciada à meia-noite, e o general reformado foi levado para a prisão de Silivri durante a madrugada, informou a emissora ‘NTV’. Durante toda a tarde desta quinta-feira Basbug foi interrogado na Promotoria, em processo que durou sete horas e meia.

Basbug, que foi chefe do Estado-Maior de agosto de 2008 até agosto de 2010, é o primeiro militar desta categoria detido na história da Turquia.

A Promotoria o acusa de ordenar a criação de sites com propaganda contra o governo, uma iniciativa que se enquadra nas atividades da rede Ergenekon, uma suposta conspiração ultranacionalista a fim de derrubar o governo dirigido por Recep Tayyip Erdogan e o partido AKP.

Centenas de acusados, entre eles acadêmicos, advogados, jornalistas e diversos altos oficiais militares, incluindo generais e almirantes, foram detidos durante a investigação.

(com Agência EFE)