Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-assessor de Cameron pega 18 meses de cadeia por grampos

A pena de Andy Coulson, ex-diretor do 'News of the World', poderá aumentar pois ele ainda será julgado por conspiração e por mau uso de um cargo público

Andy Coulson, ex-diretor do News of the World e ex-chefe de comunicação do primeiro-ministro David Cameron, foi sentenciado nesta sexta-feira a 18 meses de prisão pela Justiça britânica por ter coordenado as interceptações telefônicas ilegais feitas pelo tabloide. Coulson foi diretor do jornal popular entre 2003 e 2007, mas já trabalhava no jornal desde 2000.

Além do ex-diretor, quatro outras pessoas foram consideradas culpadas pelas acusações: o investigador particular Glenn Mulcaire e os jornalistas Neville Thurlbeck, Greg Miskiw e James Weatherup. Coulson ainda será julgado por duas acusações, conspiração e por mau uso de um cargo público. O ex-editor do News of the World, Clive Goodman, também enfrenta um julgamento sob as mesmas acusações. Ambos se declararam inocentes.

Leia também

Justiça condena Coulson e absolve Rebekah Brooks por caso de grampos telefônicos

Rebekah Brooks é absolvida de acusação de suborno

Ex-editores de Murdoch supervisionavam grampos telefônicos, diz promotor

Entenda o caso

  1. • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas – entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
  2. • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
  3. • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.
  4. • Agora, a polícia investiga uso de grampos ilegais em outros jornais britânicos.

Leia mais no Tema ‘Grampos na Grã-Bretanha’

O tabloide de 168 anos News of the World foi fechado em 2011, por forte pressão da indignação pública. Coulson sempre negou que ele soubesse dos casos de grampos, mas chocou o júri quando admitiu que em 2004 ele teve acesso ao correio de voz do estão ministro do Interior, David Blunkett. Três anos depois, ele foi contratado por Cameron.

Há duas semanas, o ex-diretor foi condenado, mas sua sentença não foi pronunciada. Após saber do resultado do julgamento, o primeiro-ministro desculpou-se por ter contratado Andy Coulson. “Sinto sinceramente ter contratado. Foi uma decisão equivocada e digo isso abertamente”, afirmou Cameron em um comunicado. Na ocasião, Rebekah Brooks, também ex-diretora do News of the World e ex-amante de Coulson, foi absolvida no mesmo processo.

O julgamento durou mais de oito meses, mas a investigação do maior escândalo da história da imprensa britânica se arrasta desde 2011. Por causa da repercussão do caso dos grampos, os legisladores britânicos alteraram as leis que regulam o trabalho da imprensa. Entre os casos de interceptação ilegal, o mais grave foi a invasão do telefone celular de uma adolescente sequestrada, que posteriormente foi encontrada morta pela polícia. O correio de voz da adolescente Milly Dowler foi interceptado por um investigador contratado pelo News of the World em 2002, quando Rebekah era a editora do semanário e Coulson era seu adjunto. Segundo a Justiça, a interceptação e a publicação de reportagens sensacionalistas com o conteúdo das mensagens atrapalharam o trabalho da polícia britânica que investigava o sequestro da menor.

O longo julgamento, segundo o The New York Times, forneceu uma “rara visão do funcionamento interno do jornalismo feito pelos tabloides britânicos, com relações estreitas entre jornalistas, políticos e altos funcionários da polícia”. O tabloide News of the World fazia parte do conglomerado de mídia do bilionário Rupert Murdoch, que também teve sua reputação abalada pelo escândalo.