Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eurogrupo autoriza novo lance de ajuda à Grécia de 8 bilhões de euros

Bruxelas, 29 nov (EFE).- Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram nesta terça-feira a concessão do sexto lance do pacote de assistência financeira à Grécia, de 8 bilhões de euros, informaram à Agência Efe fontes comunitárias.

O Eurogrupo adotou esta decisão depois que as autoridades do país se comprometeram a aplicar o programa de ajuste exigido em troca da ajuda.

Este financiamento é fundamental para que a Grécia possa pagar salários e pensões do setor público nas próximas semanas.

Os ministros dos países do euro já haviam demonstrado em outubro a disposição de conceder o sexto lance de ajuda, mas a decisão foi bloqueada por causa do anúncio da realização de um referendo sobre as medidas de ajuste, que acabou não acontecendo e ainda custou o cargo do ex-primeiro-ministro grego, Giorgos Panpandreou.

Após a saída de Papandreou, a troika – formada pelo Banco Central Europeu (BCE), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela Comissão Europeia – exigiu da Grécia uma confirmação por escrito de sua intenção de aplicar o plano de reformas.

Finalmente tanto o novo primeiro-ministro, Lucas Papademos, como o líder do partido conservador Nova Democracia, Antonis Samaras, e o ex-primeiro-ministro enviaram uma carta neste sentido à Comissão Europeia, confirmaram hoje fontes comunitárias.

Após a decisão de hoje do Eurogrupo, falta o sinal verde do FMI antes de saber quando a ajuda será efetivada. EFE