Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Warren ultrapassa Biden em pesquisa de pré-candidatos democratas

Warren teve 27% de apoio, em comparação com os 25% de Biden, em uma pesquisa da Quinnipiac University

A senadora americana Elizabeth Warren ultrapassou o ex-vice-presidente Joe Biden pela primeira vez em uma grande pesquisa nacional de opinião para a primária presidencial democrata, conquistando seus maiores ganhos entre eleitores brancos com ensino superior.

Warren teve 27% de apoio, em comparação com os 25% de Biden, em uma pesquisa da Quinnipiac University sobre eleitores democratas e eleitores independentes que tendem ao Partido Democrata. A vantagem da senadora está dentro da margem de erro.

O resultado marca uma mudança significativa das pesquisas anteriores para a corrida democrata, que tem objetivo de escolher o candidato que irá enfrentar o presidente Donald Trump em novembro de 2020. Biden vinha à frente de Warren por uma vantagem de dois dígitos desde que as pesquisas começaram, em março, e por 13 pontos na mesma pesquisa em agosto.

“Agora temos uma corrida com dois candidatos no topo; e eles estão deixando o restante da matilha para trás”, disse o analista Tim Malloy, da Quinnipiac.

O senador Bernie Sanders, de Vermont, segue os líderes com 16%, e Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, Indiana, aparece com 7%. A senadora Kamala Harris, da Califórnia, recebeu 3% das intenções de voto, seu menor número na pesquisa.

A pesquisa foi realizada de 19 a 23 de setembro, em meio ao surgimento das alegações de que Trump solicitou a ajuda da Ucrânia contra Biden e prejudicar sua candidatura.