Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA vão devolver território em Okinawa para o Japão

O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa americano, Ash Carter

Os Estados Unidos e o Japão anunciaram nesta terça-feira que Washington irá devolver um terreno de quase 10.000 acres em Okinawa para o governo em Tóquio.

A área, que era utilizada para treinamento de fuzileiros navais americanos, será devolvida após 20 anos de negociação entre os dois países, e é a maior a ser entregue pelos EUA desde que o controle de Okinawa voltou ao Japão, em 1972. O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa americano, Ash Carter, quando também foi anunciado a visita de Shinzo Abe a Pearl Harbour.

Desculpas — Abe prestará uma homenagem aos mortos em Pearl Harbor, mas não pedirá perdão durante a viagem, a primeira de um líder nipônico à base americana, anunciou um porta-voz do governo. A viagem acontecerá pouco depois de uma visita histórica de Barack Obama a Hiroshima, a primeira de um presidente dos Estados Unidos no exercício do cargo à cidade atingida pela primeira bomba nuclear. “O propósito desta visita é recordar os mortos da guerra, mas não pedir perdão”, afirmou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, em uma entrevista coletiva.

“A visita vai servir como uma oportunidade para mostrar às futuras gerações nossa resolução de não repetir os horrores e o sofrimento da guerra, além de uma oportunidade para mostrar a reconciliação entre os japoneses e os Estados Unidos”, completou.

(Com Estadão Conteúdo e France-Presse)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    JÁ ERA TEMPO!

    Curtir