Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA testam com sucesso sistema de defesa antimísseis

O departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou o sucesso de um teste de seu novo sistema antimísseis de grande altitude, ao interceptar esta quarta-feira, perto do Havaí, dois mísseis balísticos.

Trata-se de um teste de avaliação operacional do sistema chamado “Terminal High Altitude Air Defense” (Thaad), concebido para interceptar os mísseis balísticos em sua última fase de voo, quando ainda estão a grande altitude, informou a agência de defesa antimísseis, órgão do Pentágono.

“Nesta missão, o primeiro míssil Thaad interceptou um míssil balístico lançado de um avião. O segundo míssil Thaad interceptou um pouco mais tarde um míssil balístico lançado do mar”, destacou em um comunicado a empresa Lockheed Martin, a cargo do programa.

Os militares encarregados de operar o sistema e deter os mísseis não sabiam nem o dia, nem a hora em que o teste seria realizado.

Este foi o décimo segundo teste deste programa, iniciado em 2005, e destinado a se integrar ao escudo antimísseis americano, junto com o míssil Patriot, que intercepta a baixa altitude.

A primeira bateria de mísseis Thaad, dotada de seis lançadores montados em um caminhão (com capacidade para 48 mísseis), foi entregue ao Exército em maio de 2008. Espera-se que em 2013 receba outras cinco.