Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

EUA suspendem normas ambientais para indústria automotiva

Órgãos reguladores pedem o abrandamento nos padrões de eficiência de combustível a fim de tornar os carros mais acessíveis financeiramente

Por Da Redação
Atualizado em 2 ago 2018, 14h44 - Publicado em 2 ago 2018, 14h00

As agências americanas de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) e de Segurança Rodoviária (NHTSA) dos Estados Unidos anunciaram hoje (2) a suspensão das normas ambientais obrigatórias impostas pelo governo de Barack Obama  à indústria automotiva.

A regulamentação previa aumentos graduais da autonomia dos veículos até alcançar a meta de 100 quilômetros para cada 4,32 litros de gasolina, em 2025.

Os dois órgãos reguladores propuseram, porém, um abrandamento nos padrões de eficiência de combustível, a fim de tornar os carros mais acessíveis financeiramente. A iniciativa poderá intensificar o confronto já existente entre o governo de Trump e ambientalistas. A mudança congelaria os padrões de eficiência nos níveis de 2020 até 2026.

Dezenove estados e Washington DC imediatamente divulgaram um comunicado conjunto prometendo medidas legais contra a decisão do governo de Donald Trump, argumentando que os Estados Unidos têm a obrigação de proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

O governo de Trump disse que também pretende revogar a autoridade dos estados para estabelecer seus próprios padrões de milhagem, que se sobreporiam aos federais. A Califórnia, um dos estados mais engajados com questões ambientais, já havia estabelecido regras ainda mais rígidas do que as propostas durante a administração de Obama e foi apoiada por outros estados, que adotaram as mesmas medidas.

Uma pesquisa de opinião pública deve ser realizada nos próximos meses sobre a nova proposta da EPA, segundo o jornal The Independent. O processo pode sofrer atrasos caso representantes dos estados contrários à mudança decidam entrar na justiça.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.