Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Senado confirma Panetta como secretário de Defesa

Atual diretor da CIA vai ser nomeado chefe do Pentágono em julho deste ano

O Senado americano confirmou nesta terça-feira a nomeação do diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Leon Panetta, como secretário de Defesa dos Estados Unidos. Ele substituirá o atual chefe do Pentágono, Robert Gates, em 1º de julho, e seu cargo na CIA será ocupado pelo general David Petraeus, comandante americano no Afeganistão.

Todos os 100 membros do Senado aprovaram a nomeação de Panetta, que fará 73 anos na próxima semana, exaltando seu trabalho na operação que culminou com a morte de Osama bin Laden. Ao contrário de Gates, o novo secretário de Defesa apoia a retirada de um significativo número de tropas do Afeganistão no próximo mês.

Estratégia – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que já havia indicado o diretor da CIA para o cargo de secretário de Defesa, anunciará na quarta-feira suas metas no que se refere à retirada das tropas americanas do país islâmico. O Exército dos EUA tenta capacitar os afegãos para garantir a sua própria segurança a partir de 2014 e terminar um conflito que dura quase uma década.

O presidente disse que a retirada das tropas começará em julho, mas o cronograma exato será determinado pelas condições climáticas na região. Nos últimos meses, a oposição americana tem ampliado suas críticas à guerra do Afeganistão, para a qual já foram enviados mais de 100.000 soldados americanos desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

(Com agência France-Presse)