Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Romney é favorito entre candidatos republicanos em quatro estados-chave

Mitt Romney, aspirante à candidatura republicana para as eleições de 2012 nos Estados Unidos, está na frente em quatro estados cruciais, que irão se pronunciar em janeiro sobre a escolha de um candidato para enfrentar o democrata Barack Obama, aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

A enquete CNN/”Time” mostrou que a corrida pela indicação do Partido Republicano está longe de ser definida, uma vez que apenas um terço dos republicanos já tomaram uma decisão. Romney está na frente de seus rivais de partido em New Hampshire e Flórida, e deixou para trás Herman Cain também em Iowa e Carolina do Sul.

As primárias em New Hampshire serão as primeiras nesta nova edição da corrida pela candidatura republicana, seguidas pelas da Carolina do Sul e Flórida.

A pesquisa revelou dados negativos para o governador do Texas, Rick Perry, que, após lançar sua candidatura, em meados de agosto, chegou a ser considerado favorito, mas aparece agora bem atrás de Romney, com não mais do que 10% das intenções de voto nos quatro estados.

Em Iowa, 24% dos republicanos pensam em apoiar Romney; 21%, Cain; 12%, Ron Paul; e 10%, o ex-porta-voz da Casa Branca Newt Gingrich, enquanto o mesmo número disse que votará em Perry.

Em New Hampshire, Romney lidera, com 40% das intenções de voto, seguido de Cain, com 13%; Paul, com 12%; o ex-enviado especial à China Jon Hutsman, com 6%; Gingrich, com 5%; e Perry, com 4%.

Na Carolina do Sul, tradicionalmente o primeiro estado do sul dos Estados Unidos a realizar as primárias, Romney e Cain travam uma disputa acirrada, com 25% e 23%, respectivamente, levando em conta a margem de erro de cinco pontos percentuais. Paul aparece em terceiro, com 12%, Perry tem 11%, e Gingrich, 8%.

No importante estado da Flórida, visto como chave para o futuro dos candidatos dentro de um ano, Romney venceu a pesquisa, com 30%, Cain conseguiu 18%, e Gingrich e Perry mantiveram-se com 9% das intenções de voto.