EUA querem negociar com o Irã sobre questão nuclear
Washington, no entanto, espera ‘comprometimento’ durante as conversas

Os Estados Unidos sinalizaram nesta sexta-feira que estão dispostos a abrir negociações com o Irã sobre o controverso programa nuclear do país islâmico. Washington, no entanto, espera “comprometimento” de Teerã com as possíveis exigências de um pacto.
“Estamos preparados para ter uma conversa bilateral se eles estiverem preparados para comprometer-se com ela”, declarou a secretária de Estado Hillary Clinton, em discurso no centro de estudos Brookings, em Washington.
Leia também:
Relatório iraniano considera política de Obama ‘flexível’
Israel está pronto para atacar o Irã, alerta Netanyahu
Irã e agência nuclear da ONU terão diálogo em dezembro
Aproximação – Em meados de novembro, o presidente americano Barack Obama já havia acenado com a intenção acelerar as conversas sobre a questão nuclear iraniana em um período próximo.
Na reta final da campanha eleitoral americana, o jornal ‘The New York Times’ assegurou que os EUA haviam alcançado um acordo com o Irã para iniciar um diálogo bilateral já no começo do segundo mandato de Obama. A Casa Branca, no entanto, negou a informação.
No discurso de sexta, Hillary lembrou que os EUA também aguardam a resposta do Irã à oferta do grupo 5+1 – os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha -, feita na última rodada de negociações. “A janela para as negociações não estará aberta para sempre”, advertiu a diplomata.
(Com agência EFE)