Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA ‘profundamente preocupados’ com Egito

Os Estados Unidos manifestaram nesta segunda-feira sua “profunda preocupação” com os novos episódios de violência no Egito, pediram “moderação” às partes e afirmaram que esperam que a transição democrática seja mantida.

“Estamos profundamente preocupados com a violência”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. “Pedimos a todas as partes que (tenham) moderação”, acrescentou, indicando que é “importante que o Egito siga avançando” em uma transição democrática.

Pouco antes nesta segunda, o Pentágono havia reagido de forma parecida ao pedir “a todos moderação” em um país que registrou violentos choques entre as forças de segurança e manifestantes que exigem a saída do governo militar, amplamente equipado e formado por Washington.

A violência começou no sábado e provocou a morte de pelo menos 24 pessoas, deixando centenas de feridos. Os choques ocorrem uma semana antes do início das primeiras eleições legislativas desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak, previstas para 28 de novembro e que se estenderão por meses.