Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA preparam novas ações para pressionar o Irã

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou neste domingo, em Doha, que os Estados Unidos estão preparando com seus alilados novas medidas para forçar o Irã a abandonar suas “decisões provocativas” no campo nuclear.

“Estamos trabalhando ativamente com nossos sócios regionais e internacionais para preparar e implementar novas medidas que convençam o Irã que é preciso mudar de rumo. O Irã deixa a comunidade internacional com a única opção de impor um custo maior a suas decisões provocativas”, destacou.

Hillary também disse estar decepcionada com a falta de progressos nas negociações de paz entre israelenses e palestinos, mas admitiu que não se pode impor soluções. “Sei que há pessoas decepcionadas porque ainda não conseguimos um avanço. O presidente Barack Obama, o senador George Mitchell (enviado americano) e eu estamos decepcionados”, acrescentou.

Negociação – “Nossa determinação é forte e estamos decididos a solucionar este conflito de uma vez por todas. Mas temos de recordar que nem os Estados Unidos nem nenhum outro país podem impor soluções”, salientou, ressalvando que cabe a cada uma das partes resolver suas diferenças mediante negociações.

A secretária americana chegou neste domingo a Doha, Qatar, etapa prévia de uma visita à Arábia Saudita, dentro de um giro regional em busca de apoio para reforçar as sanções contra o Irã e sua política nuclear. Hillary Clinton se encontrou com o emir de Qatar, xeque Hamad Ben Jalifa Al Thani. Em Doha, Clinton também se reune com o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan para discutir sobre o caso do Irã.

(Com agência France-Presse)