
Funcionários do Departamento de Estado americano preparam uma carta dirigida ao povo iraniano que pretende melhorar as relações entre os dois países. A informação foi divulgada nesta quinta-feira por reportagem do jornal britânico The Guardian.
A mensagem seria também uma espécie de resposta ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Logo após a eleição de Barack Obama, em novembro, Ahmadinejad felicitou o americano pela vitória.
Segundo diplomatas americanos citados pelo jornal, com a carta, Obama pretende afastar as hostilidades ao Irã mantidas pela administração de George W. Bush. Entrentanto, o documento deve cobrar de Teerã o fim do patrocínio ao terrorismo em várias partes do Oriente Médio, como Iraque e Faixa de Gaza.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, estaria estudando minuciosamente o teor da carta, que pode introduzir uma drástica revisão na política americana em relação ao Irã. O documento asseguraria que Washington não quer provocar a queda da administração iraniana, mas pede mudanças em seu comportamento. O texto deve ser enviado diretamente ao líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, ou publicado como uma carta aberta.
Os EUA romperam relações diplomáticas com o Irã depois que estudantes tomaram a embaixada americana em Teerã durante a Revolução Islâmica, em 1979. Os americanos e também a União Europeia acusam os iranianos de desenvolver a tecnologia nuclear com fins bélicos.