Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: polícia planeja detonar explosivos na casa do atirador

Antes do massacre, Holmes deixou armadilhas preparadas em seu apartamento

Policiais que participam das investigações sobre o massacre em um cinema da cidade de Aurora, no estado americano do Colorado, planejam enviar neste sábado um robô para detonar o que eles chamaram de “sofisticadas armadilhas” encontradas no apartamento de James Holmes, o homem acusado de matar 12 pessoas em uma sessão lotada da pré-estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

“Eu nunca vi nada como isso”, confessou o chefe de polícia de Aurora, Dan Oates, ao descrever a intrincada teia de cabos ligados a garrafas plásticas encontrada no apartamento do atirador . Por questões de segurança, qualquer tentativa dos agentes de entrar no local está suspensa.Na sexta-feira, cinco prédios situados nas proximidades do apartamento foram evacuados.

Leia mais:

Atirador era considerado um jovem solitário

Diretor de novo ‘Batman’ se diz desolado pela tragédia

Os ataques mais violentos nos EUA nos últimos 20 anos

Uma fonte entre os agentes de segurança contou para a agência de notícias Reuters que Holmes programou um dispositivo para tocar música alta de tempos em tempos, em uma tentativa aparente de causar reclamações de seus vizinhos e atrair a polícia para uma armadilha. “Se ele fosse baleado e morto, não há dúvidas de que essas armadilhas estavam aqui para matar e ferir os primeiros a aparecerem”, afirmou.

Oates reconheceu a gravidade da situação e afirmou que vai consultar autoridades federais sobre a possibilidade de enviar um robô para detonar os explosivos ainda neste sábado.

Prisão – Vestido com roupas pretas, uma máscara de gás e colete à prova de balas, Holmes foi detido pelas autoridades minutos após o massacre, em um estacionamento próximo ao complexo de cinemas. Com o cabelo pintado, o suspeito chegou a dizer para um policial que ele era o Coringa (vilão do segundo filme da trilogia de Christopher Nolan). Ao ser preso, Holmes portava dois revólveres Glock calibre 40, além de uma espingarda Remington 870 e um fuzil Smith & Wesson do tipo AR-15.