Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA pedem que Rússia investigue as violações eleitorais

País reitera preocupação com ‘uso tendencioso de recursos governamentais’

Os Estados Unidos pediram nesta segunda-feira que o governo russo realize uma investigação “independente” sobre eventuais irregularidades durante a eleição presidencial de domingo, classificada de “tendenciosa” pela missão de observação eleitoral na Rússia. Os EUA indicaram que estão “prontos para trabalhar” com Vladimir Putin quando os resultados forem validados, indicou o Departamento de Estado.

A porta-voz Victoria Nuland afirmou que Washington endossa o relatório preliminar da missão de observadores da Organização para a Segurança e para a Cooperação na Europa (Osce) e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (Pace). Nuland ressaltou a preocupação da Osce com as “condições” em que foi realizada a campanha, com o “uso tendencioso dos recursos governamentais” e com “as irregularidades nos procedimentos no dia da eleição“.

A porta-voz também “reconheceu os esforços do governo para realizar uma reforma do sistema político”. Entre eles estariam “a reintrodução da eleição direta para governadores, a simplificação do registro de procedimentos de partido e a redução do número de firmas necessárias para registrar candidatos presidenciais”, segundo o comunicado.

Leia também:

Leia também: Ditadores felicitam Putin por vitória na eleição presidencial

(Com agência France-Presse)