Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Nova Jersey aprova casamento gay

A medida, porém, corre risco de ser vetada pelo governador do estado

A Assembleia de Nova Jersey, nordeste dos EUA, aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A medida, no entanto, tem poucas possibilidades de entrar em vigor devido à ameaça de veto do governador Chris Christie, do Partido Republicano.

O projeto “Lei de Igualdade de Casamento e Isenção Religiosa”, que já tinha sido adotado na segunda-feira pelo Senado, foi aprovado pela assembleia por 42 votos a favor e 33 contra, informou uma porta-voz da maioria democrata. Porém, o governador republicano Chris Christie já informou que não assinaria uma lei semelhante à aprovada por Nova York, estado vizinho de Nova Jersey, em 24 de junho.

Leia também: Proibição do casamento gay na Califórnia é declarada inconstitucional

“Não é algo que apoie. Acredito que o casamento ocorre entre um homem e uma mulher. Essa é minha posição. E será a de nosso estado, porque não assinarei uma lei como a de Nova York”, afirmou recentemente Christie em entrevista para a televisão. O governador republicano, uma das estrelas em ascensão de seu partido, estaria a favor de impulsionar um referendo sobre o tema. Em janeiro de 2010, o Senado de Nova Jersey rejeitou um projeto de lei de casamento gay por 20 votos contra 14.

Se o governador finalmente vetar o projeto de lei, a legislatura do estado poderia conseguir aprová-la se receber o apoio de dois terços dos legisladores em ambas câmaras antes de janeiro de 2014. Atualmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em sete estados do país: Massachusetts, Connecticut, Iowa, New Hampshire, Vermont, Nova York e Washington, assim como no Distrito de Columbia.

(Com agência EFE)