Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Newt Gingrich vence primária na Geórgia

O pré-candidato conservador Newt Gingrich venceu nesta terça-feira a eleição primária republicana na Geórgia, estado que o elege há 20 anos para a Câmara de Representantes em Washington, segundo as projeções da imprensa neste estado que dá 76 delegados ao vencedor.

O ex-presidente da Câmara de Representantes disputava neste estado com o moderado Mitt Romney, o cristão conservador Rick Santorum e Ron Paul. Outros nove estados organizam nesta terça-feira, conhecida como “Super Terça”, uma votação para que os eleitores republicanos designem seu favorito para as presidenciais de novembro.

Cerca de 200 pessoas que esperam Gingrich na festa de celebração no Hotel Renaissance de Atlanta gritaram slogans e levantaram cartazes ao ver em telões gigantes as projeções favoráveis para seu candidato.

“Me sinto orgulhoso de que o estado da Geórgia tenha feito seu trabalho, isso faz com que nosso candidato Gingrich siga com força na corrida eleitoral”, disse à AFP Kris Yardley, analista financeiro de Atlanta que participou do evento.

A vitória de Gingrich, de 68 anos, era a mais certa do dia, na qual todas as pesquisas lhe davam uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre seu rival mais próximo, Romney, ex-governador de Masachussetts.

Os 10 estados nos quais os republicanos votam nesta terça-feira são Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia. No total, estão em jogo cerca de 437 delegados, sobre os 1.144 necessários para um pré-candidato garantir a indicação do partido.