Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA monitoram preparativos da Coreia do Norte para lançamento de satélite

Washington, 9 abr (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos acompanha de perto os preparativos da Coreia do Norte para o lançamento, nos próximos dias, do satélite Kwangmyongsong-3 em um foguete de longo alcance.

‘Continuamos acompanhando o possível lançamento e achamos que foram tomados passos adicionais’ para pôr o satélite em órbita, disse o porta-voz do Pentágono, George Little, que não quis especificar a quais passos se referia.

Little ressaltou que o lançamento ‘violaria as obrigações internacionais da Coreia do Norte’, em referência à resolução 1718 da ONU, que proíbe o país de realizar testes balísticos, de mísseis ou nucleares.

O lançamento, que é visto pela comunidade internacional como uma prova balística, faz parte das celebrações pelo centenário de nascimento do fundador do atual regime comunista, Kim Il-sung, no próximo domingo.

O governo americano considera que o lançamento é um desafio à comunidade internacional, enquanto Pyongyang insiste que seu projeto espacial tem fins pacíficos.

Little não quis entrar em detalhes sobre os avanços que foram identificados pelos EUA, mas em referência às imagens divulgadas no fim de semana por companhias privadas, afirmou que a Coreia do Norte está trabalhando ‘assumindo, razoavelmente, que o que essas fotos mostram é o que é’.

Um grupo de jornalistas estrangeiros e especialistas em tecnologia tiveram a oportunidade nesta manhã de ver a base de Sohae, de onde partirá o satélite, convidados pelo governo norte-coreano, informou a agência de notícias estatal ‘KCNA’. EFE