Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA lembram 70 anos do ataque a Pearl Harbor

Sobreviventes do ataque a Pearl Harbor fizeram um minuto de silêncio nesta quarta-feira, com bandeiras a meio mastro, para marcar o 70º aniversário do ataque que mudou a história do Japão.

“Hoje honramos a memória de todos aqueles que fizeram o supremo sacrifício 70 anos atrás”, disse o contra-almirante Frank Ponds em uma cerimônia que reuniu centenas de pessoas em Pearl Harbor, oeste de Honolulu.

A multidão aplaudiu as dezenas de sobreviventes do ataque do dia 7 de dezembro de 1941 que foram convidadas a se levantar, algumas acenando, logo depois de um sobrevoo de três jatos F22.

Cerimônias foram realizadas deste estado insular do Pacífico a Washington, na costa leste dos Estados Unidos, para lembrar os 2.400 americanos que morreram quando o Japão lançou um ataque surpresa devastador.

No dia seguinte ao ataque a Pearl Harbor, o Congresso declarou oficialmente guerra ao Japão. Três dias depois, a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos. A entrada dos EUA na guerra mudou o rumo do conflito.