EUA: Gingrich tem mais delegados ‘comprometidos’ que Santorum

Por Da Redação - 10 mar 2012, 01h02

Washington, 9 mar (EFE).- O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich acumula mais delegados ‘comprometidos’ para a convenção de Tampa, na Flórida, que seu rival Rick Santorum, de acordo com uma contagem divulgada nesta sexta-feira pelo Comitê Nacional Republicano (RNC).

Segundo o relatório oficial do RNC, Mitt Romney lidera com 339 delegados e é seguido por Gingrich, com 107; Santorum, com 95; e o Ron Paul, com 22.

Os dados do comitê se baseiam em informações proporcionadas por cada estado que realizou primárias ou caucus desde o início do processo, no qual será definido o candidato republicano para o pleito de novembro.

O RNC não incluiu neste relatório os delegados de estados como Iowa, que realizou seu caucus em 3 de janeiro e declarou Santorum como vencedor, porque esse estado não designou oficialmente os 28 delegados que irão à convenção nacional de Tampa em agosto.

Publicidade

A principal função dos delegados nesse encontro nacional é emitir seu voto a favor de um dos pré-candidatos presidenciais em disputa.

Neste ciclo eleitoral, o número mágico para ficar com a candidatura presidencial do Partido Republicano é 1.144, e Romney figura em clara vantagem sobre seus rivais nos quesitos dinheiro e organização.

Gingrich só triunfou na Carolina do Sul e na Geórgia, estado que representou no Congresso durante 20 anos, enquanto Santorum já soma sete vitórias, em Iowa, Colorado, Minnesota, Missouri, Dakota do Norte, Oklahoma e Tennessee.

Ainda assim, Gingrich tem mais delegados ‘comprometidos’, ou seja, aqueles que definitivamente votarão nele na convenção que irá designar o nome republicano para tentar impedir a reeleição de Barack Obama.

Publicidade

Isso é explicado pelo fato de Santorum ter vencido principalmente em estados que realizaram caucus e nos quais, segundo os regulamentos, em geral os delegados não são obrigados a votar em um candidato particular na primeira rodada.

O relatório do RNC deu novo ânimo à campanha de Gingrich, que disputa com Santorum ser a alternativa ‘anti-Romney’ mais viável.

Até quinta-feira, os dados extra-oficiais trabalhados pela imprensa americana assinalavam que Romney tinha 415 delegados, seguido por Santorum, com 176; Gingrich, com 105; e Ron Paul, com 47. EFE

Publicidade