Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA estão preocupados com violência Israel-Gaza

Os Estados Unidos expressaram neste sábado sua preocupação com a violência desatada entre Israel e palestinos de Gaza, e pediu calma para as duas partes.

“Estamos profundamente preocupados com a renovação da violência no sul de Israel”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em comunicado. “Pedimos às duas partes que façam todos os esforços para restaurar a calma”, completou.

A morte na sexta-feira do chefe de um grupo radical palestino em um ataque aéreo israelense desatou uma nova onda de violência que já deixou um saldo de 15 palestinos mortos e quase 100 foguetes lançados contra Israel, com um saldo de ao menos quatro feridos.

“Condenamos nos mais firmes termos os ataques com foguetes realizados nos últimos dias por parte de terroristas de Gaza contra Israel, que aumentaram de forma dramática e perigosa” nas últimas 24 horas, disse Nuland.

“Instamos os responsáveis a tomar medidas imediatamente para deter estes atos covardes”, completou.

No entanto, militantes palestinos prometeram vingar seus mortos enquanto Israel amaçou contra-atacar se seus cidadãos voltassem a realizar ataques de Gaza.