Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA e Paquistão não fecharão acordo sobre rotas de provisão, segundo ‘CNN’

Chicago, 19 mai (EFE).- Estados Unidos e Paquistão não fecharão um acordo sobre a abertura das rotas de provisão da Otan antes de os líderes da coalizão se reunirem neste domingo em Chicago, informou a rede ‘CNN’, citando o testemunho de dois altos funcionários americanos.

‘Não há acordo, e não haverá um até que o presidente (Asif Ali) Zardari retorne ao Paquistão, e mesmo assim não parece que esteja assegurado’, informou um dos altos funcionários à rede.

As relações de Islamabad com os EUA e a Otan ficaram muito deterioradas após o ataque aliado a um posto na fronteira entre Paquistão e Afeganistão que matou acidentalmente 24 militares paquistaneses.

Esse incidente, ocorrido em novembro do ano passado, causou uma dura reação das autoridades do Paquistão, que decidiram vetar a passagem por seu território das provisões para os cerca de 120 mil soldados desdobrados pela Otan no vizinho Afeganistão.

Após os vários gestos de aproximação entre Islamabad, Washington e Bruxelas nos últimos dias, parecia iminente a reabertura das rotas terrestres, que já recebeu o sinal verde do decisivo Comitê de Defesa paquistanês.

As duas partes tinham a esperança de chegar a esse acordo antes de Zardari chegar a Chicago este fim de semana para se unir aos aliados da Otan e a outros membros da coalizão para falar sobre o Afeganistão, mas tudo aponta para que não vai ser assim. EFE