Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: dois sortudos dividem prêmio de US$ 636 milhões na megaloteria

Prêmio será dividido e apostadores podem receber à vista com desconto ou o valor integral em parcelas ao longo de 30 anos

Os bilhetes vencedores da loteria Mega Millions, que tinha uma bolada estimada em 636 milhões de dólares (1,47 bilhão de reais) – segundo maior prêmio das loterias americanas -, foram vendidos nas cidades de San Jose, na Califórnia, e Atlanta, na Geórgia, disseram funcionários da administração lotérica na noite de terça-feira. Não há ainda informações sobre a identidade dos ganhadores. Sabe-se apenas que um dos bilhetes foi vendido na loja de presentes Jennifer’s, em San Jose, e o outro na loja de conveniência Gateway Newstands, em Atlanta, segundo funcionários lotéricos nos respectivos Estados. Os números ganhadores no sorteio da noite de terça-feira foram: 8, 14, 17, 20, 39 e 7.

Os ganhadores devem dividir a bolada. Eles podem optar por receber pagamentos anuais durante 30 anos, ou então por um valor à vista – hipótese em que o prêmio seria reduzido à metade, segundo regras da loteria americana. O valor acumulado cresceu muito com o frenesi lotérico de terça-feira à noite nos EUA. Até 70% dos bilhetes costumam ser vendidos no dia do sorteio, segundo Paula Otto, diretora de loterias da Virgínia, que comanda o Mega Millions, vendido em vários Estados.

Mas esta edição da loteria não conseguiu superar o prêmio recorde já registrado nos EUA, num Mega Millons de março de 2012 que acumulou 656 milhões de dólares (1,52 bilhão de reais). Paula Otto disse que o valor total do sorteio de terça-feira ainda pode ser atualizado. Ela informou que, até a noite de terça-feira, haviam sido vendidos bilhetes suficientes para cobrir 65 a 70% das 259 milhões de combinações possíveis.

Os bilhetes dessa loteria contêm seis dezenas previamente definidas. Embora dois bilhetes tivessem as dezenas sorteadas, o prêmio poderá continuar acumulado se ninguém se apresentar para retirá-lo até a próxima sexta-feira, quando acontece um novo sorteio. Caso isso ocorra, a expectativa é de uma bolada acumulada de 950 milhões, com um prêmio máximo de 509 milhões. “Nunca tivemos um prêmio tão alto na semana anterior ao Natal”, comentou Otto.

O funcionamento do concurso americano é semelhante ao da loteria brasileira, com o apostador escolhendo seis números por aposta – cada bilhete custa um dólar. A diferença está na disposição dos números, que torna o acerto ainda mais difícil para o prêmio principal. Primeiro é necessário escolher 5 números de um total de 75. Depois, o apostador escolhe mais um de um total de 15 – o acerto desse combinado com os outros cinco configura o chamado jackpot, prêmio máximo acertado pelos dois sortudos.

(Com agência Reuters)