Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA dão as boas-vindas a novo governo espanhol

Os Estados Unidos parabenizaram o espanhol Mariano Rajoy e seu Partido Popular pela vitória nas eleições de domingo e prometeram uma estreita cooperação com o novo governo, enquanto este tenta reativar uma economia paralisada.

“A Espanha é obviamente um estreito parceiro e aliado dos Estados Unidos e pretendemos dar continuidade a nosso sólido relacionamento com o futuro governo da Espanha em uma ampla gama de questões”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Nulando parabenizou Rajoy, de 56 anos, pela retumbante vitória de domingo. O líder conservador prometeu diminuir a taxa de desemprego da Espanha de 21,5% e resgatar o país da crise da Zona Euro.

O triunfo de Rajoy desencadeou comemorações nas ruas de eleitores desesperados por um alívio no tormento econômico da Espanha.

O líder socialista Jose Luis Rodriguez Zapatero, que deixa o governo, tem sido um aliado próximo do presidente Barack Obama e foi recebido na Casa Branca.

Zapatero concordou com o pedido de Obama de aceitar alguns prisioneiros do criticado centro de detenção da Baía de Guantánamo, em Cuba, e apoiou o líder americano em reuniões recentes do G20.