Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA concedem permissões temporárias de trabalho a cidadãos sírios

Washington, 23 mar (EFE).- O governo americano anunciou nesta sexta-feira que oferecerá permissões temporárias de trabalho aos cidadãos sírios que atualmente se encontram nos Estados Unidos, devido à ‘deteriorada’ situação na Síria que poderia pôr suas vidas em risco caso retornassem.

A secretária do Departamento de Segurança Nacional, Janet Napolitano, informou que os cidadãos sírios poderão receber o Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) que os EUA costumam conceder de forma extraordinária aos cidadãos de países afetados por conflitos bélicos ou desastres naturais.

‘As condições na Síria se agravaram até o ponto que os cidadãos sírios que já estão nos EUA poderiam enfrentar graves ameaças a sua segurança pessoal se tentassem retornar ao seu país’, ressaltou Napolitano em comunicado.

Na próxima semana seu departamento publicará os requisitos necessários e o procedimento de registro do TPS para os candidatos que, entre outras medidas, terão que submeter-se a um controle completo de antecedentes.

Países como o Haiti, após o forte terremoto do dia 12 de janeiro de 2010, e El Salvador, por causa de uma série de terremotos em 2001, se beneficiaram desta medida que os EUA concedem de maneira temporária, que inclui uma licença de trabalho e é revisada após um período de tempo.

A ONU calcula que mais de oito mil pessoas morreram na Síria desde o início dos protestos há um ano contra o regime de Bashar al Assad, embora a oposição estime que as vítimas superam as nove mil. EFE

elv/rsd