Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: ‘Batman’ e ‘Homem-Aranha’ fizeram doações à campanha de Hillary

Entre os contribuintes famosos à campanha da pré-candidata democrata estão os atores Ben Affleck e Tobey Maguire

A pré-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton lidera não só as pesquisas de opinião, mas encabeça o ranking dos candidatos à Casa Branca que mais recebem doações de eleitores ligados à indústria do entretenimento. No elenco de contribuintes da democrata aparecem nomes como Ben Affleck, que dará vida ao super-herói Batman em produção com estreia prevista para 2016, e Tobey Maguire, estrela de três filmes da franquia Homem-Aranha.

A lista de apoiadores financeiros da campanha da democrata traz rostos conhecidos do público, como o ex-jogador de basquete Magic Johnson, a cantora Barbra Streisand, os diretores Steven Spielberg e J.J. Abrams e os atores Ben Affleck, Leonardo DiCaprio, Reese Witherspoon, Tobey Maguire e Dakota Fanning, além do magnata da indústria pornográfica Larry Flint.

Leia também:

EUA publicam mais 3 mil páginas de e-mails de Hillary Clinton

Jim Webb, ex-senador democrata, entra na corrida presidencial americana

A relação de doadores de Hillary inclui também altos executivos do mundo do entretenimento, entre eles David Cohen, vice-presidente do grupo de mídia Comcast, e Michael Lombardo, presidente de programação da HBO e Jeffrey Katzenberg, diretor executivo do estúdio DreamWorks Animation, além de produtores, coreógrafos e empresários de artistas de Hollywood, reportou a revista americana Variety.

Os concorrentes de Hillary nas primárias do Partido Democrata também contam com contribuições de celebridades. O ator Danny DeVito e executivos da Sony Pictures e da Netflix, por exemplo, fizeram doações à campanha do democrata Martin O’Malley.

O favorito nas primárias do Partido Republicano, Jeb Bush, recebeu contribuições financeiras de executivos de Hollywood, mas, a reportagem da Variety não aponta nenhuma celebridade de peso.

Segundo a publicação, Barbra Streisand estaria entre os doadores mais generosos, repassando à campanha de Hillary a quantia de 5.400 dólares, equivalente a 17.000 reais, o valor máximo permitido pela legislação eleitoral do país para doações individuais.

Até o momento, as arrecadações da campanha presidencial de Hillary giram em torno de 70 milhões de dólares, enquanto as contribuições à campanha do principal pré-candidato do Partido Republicano, Jeb Bush, ultrapassaram a casa dos 100 milhões de dólares.

(Da redação)