EUA anunciam sanções econômicas por laços entre Irã e Al-Qaeda

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira sanções econômicas contra seis homens, entre eles um sírio cuja atividade de financiamento à Al-Qaeda do Irã demonstraria os laços existentes entre o governo de Teerã e a organização islâmica.
O Departamento do Tesouro disse em um comunicado que as sanções apontavam, entre outros, a Ezedin Abdel Aziz Khalil, de 29 anos, “um operador logístico de alto nível da Al-Qaeda que vive no Irã e desenvolve atividades a partir desse país em meio a um acordo entre Al-Qaeda e o governo iraniano”.
Segundo Washington, o papel desse cidadão sírio é transferir fundos e recrutar militantes provenientes do Oriente Médio que transitam pelo Irã para se somar à Al-Qaeda no Paquistão”.
“As autoridades iranianas estabeleceram uma relação com Khalil e lhe permitiram desenvolver suas atividades dentro de território iraniano”, afirmou o Tesouro.
Todos os ativos que Khalil possa ter nos Estados Unidos serão congelados, e ficará proibido a qualquer americano realizar transações com o sírio.
As outras cinco pessoas sancionadas são acusadas de ter prestado assistência à Al-Qaeda a partir do Irã ou de um terceiro país. Entre elas, estão um líbio e um kwaitiano.
“O Irã é atualmente o principal Estado financiador do terrorismo. Ao levar à luz seu acordo secreto com a Al-Qaeda (…), estamos esclarecendo outro aspecto do apoio que o Irã dá ao terrorismo”, afirmou o responsável das sanções no Departamento do Tesouro, David Cohen, citado em um comunicado.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.